O choro de Ana



Uma das passagens mais inspiradoras do antigo testamento sem dúvida nenhuma se encontra nos primeiros capítulos de 1 Samuel.



Vemos aqui um casal, cujo marido se chamava Elcana, e a esposa por sua vez, Ana, de quem falaremos hoje.

Conta a bíblia que Elcana tinha duas esposas, além de Ana, outra que se chamava Penina. Ana era estéril, enquanto que Penina já tinha dado filhos a seu esposo.

Não podemos nos esquecer, que a maior desonra para uma mulher casada naquele tempo, era o fato de não ter filhos, e por esse fato, Penina zombava todos os dias de Ana.

Aqui, já vem o nosso primeiro versículo:


“Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.”
Lucas 14:11


A bíblia nos registra toda a humilhação pela qual Ana passou, mas Ana era mulher valorosa, não deu nem “barraco” e nem “bafão”, Ana deixou sua humilhação aos pés do Senhor.


E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.”
1 Samuel 1:11


Ana fez um voto ao Senhor, uma promessa, de que se o Senhor lhe desse um filho, seria um Filho inteiramente dedicado ao Senhor, um Nazireu, o qual fosse de total serventia para o Senhor.

Mas a humilhação dela era tamanha, que até no momento de sua oração, Eli, o sacerdote do templo, pensou que ela estava embriagada e a repreendeu, não sei, talvez estava afogando as mágoas...

Mas Ana estava clamando ao Senhor, colocando todas suas preces perante ao Rei fa Glória, e o Senhor ouviu as preces de Ana, e quando o Senhor te ouve, se prepare meu amigo, Ele faz mais.


“Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.”
Salmos 37:5


“Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,”
Efésios 3:20


Quando o Senhor quer fazer Ele faz mais, faz além. Se o Senhor ainda não fez na sua vida, é porque Ele está preparando algo tão maravilhoso, tão magnífico, que você sequer imagina. Os caminhos dEle, são mais altos que os seus, e os pensamentos dEle, são maiores que o seu.


O Senhor fez mais a Ana.


Ana pediu um filho, que seria Nazireu, mas o Senhor lhe deu um profeta, o qual foi o maior profeta daquele tempo, o Senhor deu a Ana o profeta que ungiu a Davi como rei de Israel.

O Senhor deu o profeta Samuel como filho de Ana, qualquer mãe seria orgulhosa, e mais:


“Visitou, pois, o SENHOR a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR.”
1 Samuel 2:21


Ana teve após Samuel, mais três filho e duas filhas, realmente o Senhor mudou a história daquela humilde mulher.


Talvez você esteja passando por algo parecido com o que Ana passou, talvez estejam te humilhando, zombando de você e de seus sonhos, mas a bíblia, a verdadeira e única palavra de Deus nos garante que o Senhor faz mais.

Derrame suas lágrimas perante ao Rei, e no tempo certo Ele te exaltará. Talvez você pense que está demorando, talvez Ana também pensou, mas o agir do Senhor é magnífico, Ele faz sempre mais.


“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;”

1 Pedro 5:6


Fiquem todos com Deus.




0 comentários:

Postar um comentário

Dê sua opnião sempre com respeito