Você é só mais um hipócrita?


Havia terminada a ceia, Jesus se retirou por um instante, Levantou-se, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se (João 13:4). E chegando aos discípulos, um a um lavou os seus pés. Depois disso, vem hoje, a história que eu quero te contar....

“Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?
Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque Eu o Sou.
Ora, se Eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.
Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.”

João 13:12-17

Quero chamar a sua atenção para o último versículo, Jesus disse “Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se a fizerdes”. Saber fazer, é uma coisa, mas fazer, é outra bem diferente.


Vivemos em um mundo hipócrita, em que se prega o amor, todos sabem o que é o amor, todos anseiam pelo amor, todavia, ninguém ama o seu próximo. Quantas vezes, eu mesmo,  vi pastores que pregam o amor em cima do altar, e quando se faz necessário demonstra-lo, a altivez não o permite.

Para contar uma experiência própria, certa vez, um amigo meu morreu, era um momento de muita dor, principalmente é lógico, para a família, o corpo seria velado em uma outra cidade um pouco distante, já que a esposa do rapaz morava naquela cidade. A família (pai e mãe) então se viu em meio a um dilema, “nosso carro está quebrado, ônibus não tem, como iremos?”
Os avós do rapaz pensaram na solução, “somos membros da igreja a mais de 10 anos, dizimistas fiéis, cantamos lá na frente, ligaremos então para o pastor e pediremos para que ele nos leve até o funeral de nosso neto.” Para a surpresa geral, o pastor se disse ocupado, e ninguém, eu repito ninguém da igreja se ofereceu para leva-los, e pior, nenhum deles compareceu sequer ao funeral para dar apoio a família nesse dia de tanta dor.
A família, graças a Deus, conseguiu ir, com um carro de um outro amigo, mas o fato ficou marcado em minha memória.

Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se a fizerdes.

Quando Jesus soltou um dos mais belos versículos da bíblia, foi uma situação semelhante, Jesus disse que era o caminho, a verdade e a vida em meio a uma situação dessas, veja:

“Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.“
João 14:4-6

Jesus disse para os discípulos que eles conheciam o caminho, mas Tomé disse que não sabe o caminho. Jesus estava a tempos com eles, ensinando e pregando o Reino de Deus, mas Tomé..... 
Será que Jesus tinha se enganado? Será que o Onisciente não tinha toda a ciência?

Tomé sabia o caminho da salvação, mas se fez de bobo. Jesus estava dando uma de suas mais belas profecias, prometendo que iria busca-los para um Reino Eterno e Tomé tentando pôr incredulidade na mente dos outros discípulos.

O que será desta geração pecadora? Geração que prega o amor mas não ama?

Porque Moisés veio, e deu dez mandamentos, posteriormente veio Jesus e resumiu-os a dois:

“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.“
Mateus 22:37-40

O apóstolo Paulo também, escrevendo a sua primeira epístola aos Corintios, escreveu um dos mais belos capítulos de toda a bíblia, o capítulo 13 de 1 Corintios também chamado de “ a excelência do amor”.
Gostaria muito que você o lesse, mas não o colocarei aqui hoje, porque não vim para falar do amor, vim para falar sobre o não cumprimento dele.

"Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade."
Mateus 23:28

Estou te falando, que você sabe o que Jesus quer de você, você sabe o que é necessário para termos um mundo melhor, mas não faz nada. Já postamos aqui muitas coisas sobre o amor ao próximo, mas as vezes falta aquele “EI, VOCÊ NÃO ENTENDEU?”
Jesus quer que você tome uma atitude, que você faça alguma coisa, e você sabe bem o que fazer, não seja hipócrita.

Ele sendo Senhor e mestre, se fez homem, e se humilhou na cruz, dando a vida por mim e por ti. Ele sendo Senhor e mestre, amou os seus, lavou os pés dos discípulos, e disse, “se sabeis estas coisas, bem aventurados sois se as fizerdes.”

Quer ser bem-aventurado? Próspero?
Então você sabe o que fazer.

“Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado.”
João 15:22

Você sabe o que fazer, e se, não o fizer, não haverá desculpas naquele dia. Se fosse falta de informação haveria desculpa, mas não é o caso.
Você sabe o que fazer.

Se sabeis estas coisas, bem aventurados sois se as fizerdes.

Paulo Sérgio da  Cruz


Vencendo a Ansiedade !


Filipenses 4:6,7 – Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
Se você precisasse de um ajudante contrataria qualquer um?  Claro que não.  Estaria seguro que ele é alguém com uma boa experiência profissional.
O apóstolo Paulo estava qualificado para ensinar sobre a importância da satisfação, pois estava escrevendo de dentro da prisão.
Paulo estava dizendo que a oração guardará o coração da ansiedade.
Orar conforme a palavra de Deus, resulta na proteção e por isso é sabio seguir o modelo que Jesus nos deu.  O Pai Nosso nos ensina a adoração ao Pai e não a importância das nossas palavras.
Mat.  6:9-13.  Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre.  Amém.
Deus quer ouvir o que nos preocupa, Fil.  4:6 – Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
Esses problemas nos mantem de joelhos, aí está o ponto principal da nossa relação com Ele.
Por que Deus espera que o honremos quando o que queremos é ajuda imediata para nossos problemas?
Porque aonde está o nosso pensamento aí está também o coração.  Quando nos concentramos na Sua Grandeza e Soberania colocamos nossas necessidades na prespectiva correta e isso nos tranquiliza.
O importante é saber que Ele tem o controle e está ativo.
Mt.  6:30 – Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Pense na oração de Jesus no Getsemani Mt.  26:36,46 …  E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade….
Enquanto o Senhor estava clamando por socorro, Ele se submeteu a vontade do Pai.
Em consequência, uma paz sobrenatural lhe fortaleceu lhe dando forças para fazer frente a seus verdugos e enfrentar toda a dor física, emocional e espiritual que estava por vir.
Paulo nos dá um plano de paz radical:
- louvemos ao Senhor no meio da perseguição;
- devemos dar graças quando enfrentamos provas;
- e oremos por tudo.
Cada oração prepara o coração contra a ansiedade.
Esse é o excelente conselho de um homem que vivia o que pregava.

7# O destino dos justos


Depois de Deus ter jogado satanás como um raio até a Terra (ver post anterior: http://osemeadordevida.blogspot.com.br/2012/11/6-origem-de-satanas.html), Deus pensou em criar outro ser, que pudessse o amar de coração sincero. Um ser que pudesse suportar a todas as coisas por amor de Deus. Foi então que Ele fez sua obra prima: O ser-humano.
A finalidade da qual Deus criou o homem é esta, a finalidade de o amar sobre todas as coisas.
Deus tem sede de ser adorado, Ele te deu a vida, para que você possa louvar a Ele.

João 3:16
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único filho, para que todo aquele que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Esse é o amor de Deus para conosco, amor ao ponto de dar seu Filho pela nossa vida eterna.

Vida Eterna, você gostaria de tê-la? Já imaginou ter uma vida eterna ao lado daquEle que te fez? É disso que iremos falar hoje. Por mais que as pessoas passem seu auge na vida, que vai em tese dos 16 aos 50 anos de idade em média fazendo tudo o que querem, da maneira que querem, nunca poderão ter a chance de passar uma eternidade, milhões e milhões de anos fazendo o que mais gostam, louvar a Deus. Ser cristão é, penso eu, questão de inteligencia, trocar 34 anos por uma eternidade. 
Você não gosta de louvar a Deus? Então pode ter certeza que o céu não é seu lugar, para lá só vão os que o adoram em espírito e em verdade.

Deus é um ser invisível aos olhos carnais, nós não podemos vê-lo, contudo podemos senti-lo. Alguns postam fotos em facebook ou em orkut, com o título “o olho de Deus”, você já viu, não é mesmo?
Uma foto de uma nuvem que traz a lembrança o rosto do que dizem ser Deus. Puro engano. DEUS NÃO SE PODE SER VISTO COM O OLHO CARNAL, Deus é Espírito (Jo4:24), e só podemos vê-lo com os olhos espirituais. Somente através dos olhos da fé podemos ver o nosso Senhor.

                    Jesus fez uma promessa:
João 14:3
“E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também.”
Jesus prometeu que irá nos buscar.

                    A bíblia nos fala de dois caminhos:
Provérbios 16:25
“Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.”
Esse é o caminho que o coração do homem maquina, o homem pensa que pecar é normal, que não faz diferença se promiscuir, adulterar, fumar e beber, ao homem parece caminho direito, mas o seu fim, é a morte. Lembre-se sempre de Romanos 6:23, o salário do pecado é a morte.

João 14:6
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.“
Esse é o caminho da vida eterna, o caminho que Cristo nos oferece, um caminho estreito que nos leva ao Pai.


                     Como a bíblia classifica o céu.
Apocalipse 2:7
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.”
O céu é chamado de paraíso de Deus.

João 14:2
“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.”
O céu é chamado casa de meu Pai.

Hebreus 11:13-16
“Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.
E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar.
Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.”
O céu é chamado de Pátria, sendo comparado a um País, ou uma cidade.


Para Ser específico, existem três fazes, para o cristão que já partiu deste mundo.

1.                  Estado intermediário de descanso: lá estão os que dormiram com o Senhor, exemplo: Pedro, Maria, João, Lutero, entre outros. Todos os que serviram ao Senhor estão aguardando a ressurreição.

2.                  Juízo: Após a ressurreição haverá o juízo sobre as obras para os verdadeiros cristãos.
1 Coríntios 3:12-15
“E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.”
A bíblia diz que a salvação é dom de Deus (Ef 2:8-9), mas também diz que a fé sem obras é morta (Tg 2:18e26).
A Bíblia diz que Jesus dirá duas frases naquele dia:
Mateus 25:34
“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; “
Mateus 25:41
“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;”

3.                  A nova Jerusalém irá descer:
Apocalipse 22:3-4
“E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.
E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.”

Efésios 1:10
“De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;“

1 Coríntios 15:28
“E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.”

Apocalipse 21:24
“E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.”

Será que você pode escolher hoje, o caminho para onde vai? O caminho de morte ou de vida eterna?
As vezes, pensamos que somos novos demais para aceitar Jesus, e a morte vem e nos ceifa de uma forma tão rápida, que acabamos morrendo sem o aceitar.
Olhe em sua volta, lembre-se de um amigo que já morreu, será que quando ele se levantou naquele dia, imaginou que iria morrer, e se ajoelhou e se pôs na presença de Deus porque houve tempo?

Tantas pessoas morrem sem Deus, porque pensam, “quando ficar mais velho eu aceito Jesus, tenho que aproveitar a vida agora.”Mas aí vem a morte, e o leva antes, para onde está indo esta alma? Será que houve salvação a tempo? Ou foi para o fogo eterno? Não sabemos, Deus o sabe.

Queria agradecer a todos, por estarem lendo esses sete posts sobre teologia sistemática simples, você aprendeu e revisou os pilares da fé Cristã. Espero que tenham gostado, como despedida, deixo uma imagem para você refletir:

Vai esperar ser tarde para aceitar Jesus?










Dia de Louvor #22

Que tal louvar ao Senhor nesse dia abençoado? Então ouça alguns hinos escolhidos hoje, e que sua vida seja abençoada através de cada um.

Diante do trono - Me ama

Fernandinho - Quero te obedecer

André Valadão - Abraça-me

10 Mandamentos do Casal

Uma equipe de psicólogos e especialistas americanos, que trabalhava em terapia conjugal, elaborou os Os Dez Mandamentos do Casal. Gostaria de analisá-los aqui, já que trazem muita sabedoria para a vida e felicidade dos casais. É mais fácil aprender com o erro dos outros do que com os próprios.
 

1. Nunca irritar-se ao mesmo tempo A todo custo evitar a explosão. Quanto mais a situação é complicada, mais a calma é necessária. Então, será preciso que um dos dois acione o mecanismo que assegure a calma de ambos diante da situação conflitante. É preciso nos convencermos de que na explosão nada será feito de bom. Todos sabemos bem quais são os frutos de uma explosão: apenas destroços, morte e tristeza. Portanto, jamais permitir que a explosão chegue a acontecer. D. Helder Câmara tem um belo pensamento que diz: “Há criaturas que são como a cana, mesmo postas na moenda, esmagadas de todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura…”

2. Nunca gritar um com o outro A não ser que a casa esteja pegando fogo.
Quem tem bons argumentos não precisa gritar. Quanto mais alguém grita, menos é ouvido. Alguém me disse certa vez que se gritar resolvesse alguma coisa, porco nenhum morreria … Gritar é próprio daquele que é fraco moralmente, e precisa impor pelos gritos aquilo que não consegue pelos argumentos e pela razão.
3. Se alguém deve ganhar na discussão, deixar que seja o outro Perder uma discussão pode ser um ato de inteligência e de amor. Dialogar jamais será discutir, pela simples razão de que a discussão pressupõe um vencedor e um derrotado, e no diálogo não. Portanto, se por descuido nosso, o diálogo se transformar em discussão, permita que o outro “vença”, para que mais rapidamente ela termine. Discussão no casamento é sinônimo de “guerra” ; uma luta inglória. “A vitória na guerra deveria ser comemorada com um funeral”; dizia Lao Tsé. Que vantagem há em se ganhar uma disputa contra aquele que é a nossa própria carne? É preciso que o casal tenha a determinação de não provocar brigas; não podemos nos esquecer que basta uma pequena nuvem para esconder o sol. Às vezes uma pequena discussão esconde por muitos dias o sol da alegria no lar.
4. Se for inevitável chamar a atenção, fazê-lo com amor A outra parte tem que entender que a crítica tem o objetivo de somar e não de dividir. Só tem sentido a crítica que for construtiva; e essa é amorosa, sem acusações e condenações. Antes de apontarmos um defeito, é sempre aconselhável apresentar duas qualidades do outro. Isso funciona como um anestésico para que se possa fazer o curativo sem dor.
5. Nunca jogar no rosto do outro os erros do passado A pessoa é sempre maior que seus erros, e ninguém gosta de ser caracterizado por seus defeitos. Toda vez que acusamos a pessoa por seus erros passados, estamos trazendo-os de volta e dificultando que ela se livre deles. Certamente não é isto que queremos para a pessoa amada. É preciso todo o cuidado para que isto não ocorra nos momentos de discussão. Nestas horas o melhor é manter a boca fechada. Aquele que estiver mais calmo, que for mais controlado, deve ficar quieto e deixar o outro falar até que se acalme. Não revidar em palavras, senão a discussão aumenta, e tudo de mau pode acontecer, em termos de ressentimentos, mágoas e dolorosas feridas. N. Portanto, como ensina Thomás de Kemphis, na Imitação de Cristo, “primeiro conserva-te em paz, depois poderás pacificar os outros”. E Paulo VI, ardoroso defensor da paz, dizia: “se a guerra é o outro nome da morte, a vida é o outro nome da paz.” Portanto, para haver vida no casamento, é preciso haver a paz; e ela tem um preço: a nossa maturidade.
6. A displicência com qualquer pessoa é tolerável, menos com o cônjuge Na vida a dois tudo pode e deve ser importante, pois a felicidade nasce das pequenas coisas. A falta de atenção para com o cônjuge é triste na vida do casal e demonstra desprezo para com o outro. Seja atento ao que ele diz, aos seus problemas e aspirações.
7. Nunca ir dormir sem ter chegado a um acordo “Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento” (Ef 4,26b)

Se isso não acontecer, no dia seguinte o problema poderá ser bem maior. Não se pode deixar acumular problema sobre problema sem solução. Já pensou se você usasse a mesma leiteira que já usou no dia anterior, para ferver o leite, sem antes lavá-la? O leite certamente azedaria. O mesmo acontece quando acordamos sem resolver os conflitos de ontem. Os problemas da vida conjugal são normais e exigem de nós atenção e coragem para enfrentá-los, até que sejam solucionados, com o nosso trabalho e com a graça de Deus. A atitude da avestruz, da fuga, é a pior que existe. Com paz e perseverança busquemos a solução.

8. Pelo menos uma vez ao dia, dizer ao outro uma palavra carinhosa Muitos têm reservas enormes de ternura, mas esquecem de expressá-las em voz alta. Não basta amar o outro, é preciso dizer isto também com palavras. Especialmente para as mulheres, isto tem um efeito quase mágico. É um tônico que muda completamente o seu estado de ânimo, humor e bem estar. Muitos homens têm dificuldade neste ponto; alguns por problemas de educação, mas a maioria porque ainda não se deu conta da sua importância. Como são importantes essas expressões de carinho que fazem o outro crescer: “eu te amo”, “você é muito importante para mim”, “sem você eu não teria conseguido vencer este problema”, “a tua presença é importante para mim”; “tuas palavras me ajudam a viver”… Diga isto ao outro com toda sinceridade toda vez que experimentar o auxílio edificante dele.
9. Cometendo um erro, saber admití-lo e pedir desculpas Admitir um erro não é humilhação. A pessoa que admite o seu erro demonstra ser honesta, consigo mesma e com o outro. Quando erramos não temos duas alternativas honestas, apenas uma: reconhecer o erro, pedir perdão e procurar remediar o que fizemos de errado, com o propósito de não repeti-lo. Isto é ser humilde. Agindo assim, mesmo os nossos erros e quedas serão alavancas para o nosso amadurecimento e crescimento. Quando temos a coragem de pedir perdão, vencendo o nosso orgulho, eliminamos quase de vez o motivo do conflito no relacionamento, e a paz retorna aos corações. É nobre pedir perdão!
10. Quando um não quer, dois não brigam É a sabedoria popular que ensina isto. Será preciso então que alguém tome a iniciativa de quebrar o ciclo pernicioso que leva à briga. Tomar esta iniciativa será sempre um gesto de grandeza, maturidade e amor. E a melhor maneira será “não por lenha na fogueira”, isto é, não alimentar a discussão. Muitas vezes é pelo silêncio de um que a calma retorna ao coração do outro. Outras vezes será por um abraço carinhoso, ou por uma palavra amiga.

6# A origem de satanás


Se Deus é bom, porque Ele criou o diabo?
Concerteza você já ouviu alguém fazer esta pergunta para você, não é mesmo. Mas hoje, você aprenderá de onde vem o diabo e qual é a sua origem.

                   A ORIGEM DE SATANÁS.



A palavra diabo, é um termo grego e significa “aquele que semeia contenda entre irmãos”.

Uma das passagens que mais nos dizem sobre satanás, se encontra em Ezequiel 28, analizemos:

Ezequiel 28:12-19
“Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.
Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.”

Ezequiel estava levantando uma lamentação sobre o rei de Tiro?
Não. Ele está falando de satanás. O rei de Tiro, não esteve no jardim do Éde, não era querubim ungido, este era satanás, Lúcifer (anjo de luz) era o seu nome.
Satanás era um querubim ungido do Senhor, mas devido a sua ganância, foi lançado para fora dos céus. Satanás queria tomar o trono, que pertencia a Jesus, ele era querubim ungido, e se tornou nosso maior inimigo.

Compare estas duas passagens:
Isaías 14:12-15
“Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.”

Lucas 10:18
E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.”

O ser citado em Isaías 14, não é o mesmo do qual Jesus falou em Lucas 10?
A questão é, que o querubim ungido, a filha da alva, lúcifer , era um forte ser celestial, mas, deixou subir ao seu coração a corrupção, quis se tornar igual a Deus.
Satanás, subiu ao céu, e tentou tomar o trono que pertencia a Jesus. Mas pelo poder do nosso grandioso Deus, satanás caiu por terra.
Mas como Deus é amor (1Jo 4:16), Ele queria criar um novo ser, para que o adorasse em espírito e em verdade, um ser que mesmo nas lutas, mesmo com todos os problemas o pudesse amar sobre todas as coisas. Sabe quem Ele criou? Você.
Você é a coroa da restauração da Terra. Você é a obra prima de Deus, para restaurar o amor dEle pelo nosso mundo.

1 Timóteo 3:6
“Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.”
Você, sendo obra prima de Deus, tem de se cuidar para não cair na condenação do diabo.
Em Mateus, capítulo 4, aprendemos que satanás é ambicioso por adoração, porque ele é vaidoso. Quantos homens e mulheres, não caem na condenação do diabo por serem ambiciosos por adoração??
Quantos artistas famosos, não vendem sua própria alma ao diabo em troca de fama?
Realmente, o desejo por adoração, é uma das mais fortes armadilhas que o próprio satanás coloca em nosso coração.

Mas, porque Deus, sendo bom, lançou satanás na Terra, permitindo que este, viesse a nos tentar?
Simples, Deus permitiu que satanás ficasse na Terra, para saber, quem seguiria os seus caminhos pecaminosos, e quem, em meio a todas as tentações, seguiria os puros caminhos de Deus.
Basta olhar para o livro de Jó.
Satanás pede permissão ao Senhor, para tocar em Jó, e o Senhor permite, porque sabia que Jó era capaz de adorá-lo mesmo em meio as dificuldades, e foi o que Jó realmente fez.

2 Coríntios 4:4
“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.“
Esse versículo cita, deus deste século, (em minúsculo) e Deus (em maiúsculo). O deus deste século é satanás, o diabo que cega o entendimento daqueles e daquelas que não creêm em Deus. Será que ele tem poder para cegar você? Quer ter a visão dos propósitos de Deus? Leia a bíblia, nela você encontra tudo o que o Senhor Deus quer de você.


Satanás caiu sozinho?

Apocalipse 12:4
E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.
Quando satanás caiu, ele levou consigo a terça parte dos anjos, esses são os demônios. Visto que há, milhares e milhares de anjos, você pode ter uma idéia, de que há milhares de demônios.

Qual o destino de satanás? O que acontecerá com ele?

Apocalipse 20:10 
“E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.”
A bíblia diz que ele será derrotado de uma vez por todas. Já que ele não pode morrer, porque é um espírito, ele será lançado no lago de fogo e enxofre, para ser atormentado por toda a eternidade. Esse é o inferno, onde também os que o seguem irão passar a sua eternidade.
Satanás não é rei, nem dono do inferno, ele não criou o inferno. Inferno é um lugar criado por Deus, para atormentar a todos que tem uma conduta semelhante a do diabo, ou que seguem os seus caminhos?

Para onde você está indo? Pense nisso

No próximo e último post da nossa série, você verá o outro caminho, o destino dos justos.
Assim você saberá escolher para onde quer ir, para o destino de satanás ou para o destino dos justos. Até lá.

Paulo Sérgio da Cruz





Deveres Conjugais você está pronto para tê-los?


O compromisso do casamento importa em o cônjugue abrir mão do direito exclusivo ao seu próprio corpo e conceder esse direito a outro cônjugue. Isso significa que nenhum dos cônjugues deve deixar de atender os desejos sexuais normais do outro .
Tais desejos dentro do casamento são naturais e providos por Deus, e evadir-se da responsabilidade maritais do outro cônjugues é expor o casamento às tentações de satanás no campo do adultério. (ICo. 7.3)
“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel.” (I Tm. 5.8)
* Companheirismo e complementação mútua do casal. Gn. 2.18, 24.
Deus criou primeiramente o homem, vendo que não era bom que ele vivesse só, criou uma adjuntora para viver ao seu lado, sendo companheira amável e ajudadora.
Desde o princípio, Deus estabeleceu o casamento e a família que dela surge, como a primeira e a mais importante instituição humana na Terra. A palavra de Deus diz em I Co. 11.11: “Todavia, nem o varão e sem a mulher, nem a mulher, sem o varão, no Senhor”.

* Prazer amoroso do casal. Ec. 9.9.
* Preservação da pureza moral na família e na sociedade (I Co 7.2)
A imoralidade sexual é terrivelmente abominável diante de Deus. Mais do que qualquer ato pecaminoso, profana o corpo, que é o templo do Espírito Santo.Por isso Paulo admoesta: “Fugi” da imoralidade sexual. Sabendo que o nosso corpo é morada pessoal do Espírito Santo, nosso corpo nunca de ser profanado por qualquer impureza ou mal, provenientes da imoralidade, nos pensamentos, desejos, atos, filmes, livros ou revista. Pelo contrário, devemos viver de tal maneira que glorifiquemos e agrademos a Deus em nosso corpo.
* O marido ideal (inclusive obreiros)
Toda família necessita de um dirigente. Por isso, Deus atribui ao marido a responsabilidade de ser cabeça da esposa e da família. Sua chefia deve ser exercida com amor, mansidão, consideração pela esposa e família. A responsabilidade do marido, que Deus lhe deu, de ser “cabeça da mulher” inclui:
1) Provisão para as necessidade, espirituais e domésticas da família. Gn. 3.16,19; I Tm. 5.8.
2) O amor, a proteção, a segurança e o interesse pelo bem estar dela, da maneira que Cristo ama a Igreja. Ef. 5.25-33.
3) Honra, compreensão, apreço e consideração pela esposa. Cl. 3.19; I Pe. 3.7.
4) Lealdade e fidelidade totais na vivência conjugal; Mt. 5.27,28; Ef. 5.31.
* A esposa ideal (inclusive esposa de obreiro)
A esposa tem a tarefa, dada por Deus, de ajudar ao marido e submeter-se a ele “no Senhor”. Seu dever para com o marido inclui:
1) O amor (Tt. 2.4)
2) O respeito (Ef. 5.31; I Pe 3.1 e 2)
3) A ajuda (Gn. 2.18)
4) A pureza (Tt. 2.5; I Pe. 3.2)
5) A submissão (Ef. 5.22; I Pe. 3.5)
6) Um espírito manso e quieto (I Pe. 3.4)
7) E o ser uma boa mãe (Tt. 2.4)
8) E a dona de casa (I Tm. 2.15; 5.14; Tt. 2.5)
As mulheres podem exercer uma influência transformadora, desde que estejam prontas a entregar seu caminho e sua vontade a Deus para confiar a Ele o controle de seus pensamentos, suas afeições e sua existência. A mulher sabia e piedosa faz do seu lar um lugar de refúgio, de paz e de alegria. Ao passo que a mulher imprudente se descuida da sua casa e família. (Pv. 14.1).
* Propagação, proteção e formação do gênero humano, através dos filhos, no lar. Gn. 1.28 Deus deu ao homem e a mulher o encargo de serem frutíferos, de dominarem sobre a Terra e o reino animal. Foram criados para constituírem lares para a família. Esse propósito de Deus, declarado na criação, indica que ele volta-se para a família que o serve, e que a criação de filhos é algo de máxima prioridade no mundo.
* Estabelecimento de novos lares, isto é, novas famílias. (Mt. 19.5)
CONCLUSÃO: Os jovens que pensam em casar-se, devem considerar qual será o caráter e influência do lar que vão fundar.

Antes de assumir as responsábilidades que o matrimônio envolve, o moço e a moça devem estar preparados para enfrentar os deveres e fardos da vida conjugal. Um lar só poderá ser próspero se ambos estiverem preparados espiritualmente. Através do casamento “no Senhor” o mundo pode ver o relacionamento entre Cristo e sua Igreja.

DIA DE LOUVOR #21


J Neto - Pensando Bem



J Neto - Uma chance em mil



Jota Neto-Sonhos de Deus



5º # A Pessoa de Jesus Cristo.


A pessoa de Jesus Cristo

Hoje, você aprenderá mais sobre a pessoa de Jesus. Quais os requisitos que o fazem Filho de Deus, e  Deus? O que a bíblia diz? Jesus era homem e ao mesmo tempo Deus?



João 1:1 e 14
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”
O Verbo (Jesus), estava com Deus, e o Verbo era Deus, João começa o seu evangelho com as sábias palavras, já designando Jesus como o próprio Deus. Como você já pôde conferir no outro post, nosso Deus é Trino. Confira:
http://osemeadordevida.blogspot.com.br/2012/11/4-santissima-trindade.html


Salomão também falou de Jesus.
Provérbios 8: 22-31, nos fala de algo magnífico, que é a sabedoria. Mas, observemos um detalhe:

Provérbios 8:22
“O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras.”
Salomão começa falando da Sabedoria, mas, veja que no próprio título do texto na sua bíblia, a palavra Sabedoria, tem letra maiúscula.

Provérbios 8:27-28
“Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo;
Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo,“
Salomão nos diz, que a sabedoria é desde a antiguidade, e estava com o Senhor. Agora, preste atenção nesse detalhe:

Provérbios 8:30
“Então eu estava com ele, e era seu aluno; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;”
Veja que Salomão diz, que a sabedoria era aluno de Deus. Veja que sabedoria é uma palavra feminina, mas aluno, é masculino.
Salomão, estava profetizando sobre Jesus nesse texto, se você ler, João 1 e este texto (Provérbios 8:22-31), verá que os dois falam do mesmo ser, Jesus.

João 20:31
“Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tinhais vida em seu nome.”
Jesus é o Filho de Deus, crendo nisso, teremos vida.

Isaías 11:1-2
“Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.”
Jesus era filho carnal de uma mulher, mas era o Filho de Deus, do qual está escrito.


1 Timóteo 2:5
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”
Jesus é 100% Deus e 100% homem. Já vimos que o Verbo era Deus, e que, agora, o Mediador é chamado de “homem”.
Somente Jesus, tem poder de interceder por nós junto a Deus, a bíblia diz isso.
No dia do julgamento, não haverá irmão, nem pai, nem mãe, nem presidente, nem pastor, nem padre e nem papa, para nos defender diante de Deus. A bíblia diz que o único mediador é Cristo, e que, cada um, será julgado por seus próprios atos. (Ez 18:20)

1 João 4:3
“E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.“


Romanos 5:12,18-19
“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.”
Por  um homem (Adão), o pecado entrou no mundo, e todos nós nos tornamos pecadores. Mas assim também, por um homem (Jesus), todos nós passamos a ser salvos através da fé.

Mateus 12:47
“E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te.”
Como homem, Jesus tinha carnalmente, mãe, e irmãos.

João 14:28
“Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.”
O Pai, é maior que Jesus.

João 14:9
“Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”


A bíblia nos diz muito mais sobre Jesus. E para o conhecermos melhor, temos que ler toda ela.
Por exemplo, a bíblia diz, que Jesus não tinha beleza nem formosura.

Isaías 53:2
“Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.”
Essa história de Jesus loiro, de olhos azuis, bonitão e tal, falta de ler bíblia.
Jesus era lindo sim, por seus atos e palavras. Deus não olha a aparencia, e sim o coração (1 Sm 16:7)


Isaías 9:6
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”
O próprio Isaias, nos dá detalhes explêndidos da glória da qual Jesus haveria de ter, muito antes do “nascimento carnal” dele.

*Jesus possuiu duas naturezas: Jesus era humano, mas Jesus era Deus.

Jesus era filho carnal de Maria e de José, tanto um como o outro eram humanos.

João 14:6
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. 
Note que Jesus disse “vem ao Pai”, do verbo vir, Ele e o Pai são Um. (João 10:30)

Mateus 1:23
“Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. 
O próprio nome de Jesus, já diz que Ele é Deus, pois Emanuel significa “Deus conosco”. Isso, por si só, já prova que Jesus era Deus.

Isaías 7:14
“Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. 

Jeremias 23:5-6
“Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra.
Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA.
Esse é o nosso Jesus, o Senhor, Justiça nossa.

João 10:30-33
“Eu e o Pai somos um.
Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.
Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais?
Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo. 
Jesus e o Pai SÃO UM, juntamente com  o ESPÍRITO SANTO.

João 14:28
“Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu. 
Jesus dizia que o Pai, era maior do que Ele, enquanto Ele estava na Terra.

João 20:28
“E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! 
Tomé, se encurvou diante de Jesus e o chamou de Deus e, ao contrário do que todos os apóstolos faziam em situações como essa (ver At 10:26 e 14:15) , Jesus aceitou naturalmente.

Colossenses 2:9
“Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; 
A divindade habita nEle, ele é Deus.

Assim entendemos que Jesus era homem, vindo de homens, tinha ancestrais, tinha toda uma árvore genealógica, estava sujeito a todos os nossos cotidianos problemas, mas Ele era Deus também, sendo totalmente santo, sem nenhum pecado, nos dando a vida eterna.

Levantando quando a vida te derruba !


 
“Elias era… humano como nós”. Tiago 5:17 NVI Há momentos na vida em que todos nós nos sentimos para baixo. Mas a Palavra de Deus mostra o caminho para nos levantarmos de novo. Veja Elias, que “era humano como nós”. Como é que ele ficou tão para baixo?
1) Aconteceu imediatamente após uma grande vitória. Ele não começou a entrar em depressão, nem caiu em pecado. Não, ele clamou por fogo do céu e assassinou 450 falsos profetas (Ver 1 Reis 18:22-39). Mas isso é trabalho duro! Então ele passou da exultação à exaustão. Esgotado, com as defesas em baixa e com a vulnerabilidade em alta, ele caiu em uma depressão natural porque o cansaço consegue roubar a nossa coragem.
2) O medo fez com que ele perdesse a perspectiva. O homem de Deus que havia acabado de enfrentar uma multidão perversa, acabou fugindo de uma mulher, Jezabel (Ver 1 Reis 19). O medo fez com que ele se esquecesse do poder de Deus; distorceu sua perspectiva e colocou sentimentos suicidas dentro dele. A exaustão aliada ao medo é uma combinação perigosa. Ela abre espaço para pensamentos errados e para o desespero, e cria a ilusão de que suas opções acabaram.
3) Ele se isolou. Elias deixou seu servo em Berseba e viajou sozinho pelo deserto (1 Reis 19:3-4). Quando você mais precisa de apoio, o medo do fracasso, a ansiedade e um senso de inadequação o empurrarão para o isolamento. Quando chega a este ponto você está na pior companhia possível – a sua. Elias pensou: “Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me” (vs.10, 14 NVI).
Traduzindo: “A coisa está preta e não consigo ver nenhuma melhora!” Quando você está para baixo, não é hora de ficar isolado. É aí que você precisa buscar Deus, e as pessoas que o amam e que podem ajudá-lo a se levantar de novo!

4º # Santíssima Trindade

Muitas pessoas tem dificuldade em entender sobre a trindade de Deus. Muitos dizem, “mas Deus não é apenas um??”
Sim, Deus é um, mas é composto por três.
Para deixar tudo mais fácil, iremos esplicar para você neste tópico, tudo sobre a Trindade. E vamos te MOSTRAR NA BÍBLIA, a divindade de Deus, de Jesus e do Espírito Santo. Leia com muita atenção, esse é um ponto importantíssimo para todos os cristãos.



Deuteronômio 6:4
“Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.”

Deus é único, nós temos um único Deus e Senhor. Não tem como ir contra essa verdade. Nosso Deus é único e fora dEle não existe salvador.
Porém, Deus é composto por três, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Vamos então a bíblia, mostraremos que a bíblia diz isso que nós acabamos de dizer:



Se parece um pouco complicado para entender, colocaremos então de outra forma.
Você deve imaginar:
Um casal – é um, mas é formado por dois.
Uma dupla – é uma, mas é formado por dois.
Um trio – é um, mas é formado por três.
Um grupo – é um, mas é formado por quatro ou mais componentes.

Deus é um, mas é Triuno, sendo formado por três.

                     Deus é Pai
Efésios 4:6
“Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.”
Nosso Deus Pai, criador de todas as coisas.

                     Jesus é Deus
1João 5:20
“E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.”
Jesus o Filho de Deus, tendo provido da parte de Deus, e nosso mediador entre nós e Deus.

                     Espírito Santo é Deus
Atos 5: 3 e 4
Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.”
Repare que no versículo 3, Pedro diz que Ananias mentiu para o Espírito Santo, e no 4, diz que ele não mentiu para os homens, mas a Deus, portanto, fica claro que o Espírito Santo é Deus.


Mais a frente estudaremos cada um dEles para que fique ainda mais claro, e suas dúvidas se acabem de uma vez por todas, espero que tenha gostado. Até a próxima.