Alexandre, filho de Simão Cireneu.

Você certamente já ouviu falar desse nome, Simão Cireneu, o homem que ajudou o Mestre a carregar a cruz rumo ao gólgota.



O que poucos sabem, é que Simão, era natural de Cirene, uma cidade no norte da África, onde hoje se situa a Líbia. Naquele tempo, existia uma forte comunidade judaica em Cirene, e Simão provavelmente viera passar a Páscoa ali.
Alguns fatos muito interessantes marcam esse nome na bíblia.

"E constrangeram um certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz. "
Marcos 15:21

Bem, Simão, foi constrangido a carregar a cruz de Jesus, ele foi, praticamente obrigado pelos soldados romanos a tal ato.
Assim, esse Simão, entrara em contraste com outro Simão, chamado Pedro.
Pedro disse a Jesus que iria com ele até a morte, mas na hora "H", o negou, enquanto isso, Simão de Cirene, que nem se quer conhecia o Mestre, o ajudou a carregar a cruz.

O que nos chama atenção, é o fato de que o autor do evangelho, Marcos, destaca os seus dois filhos. 

Simão era pai de Alexandre e Rufo.
Estes eram conhecidos dos apóstolos.

"Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha. "
Romanos 16:13

Rufo era conhecido de Paulo, assim como sua mãe, cujo apóstolo não cita o nome.
Rufo foi um firme seguidor de Jesus, era homem temente a Deus, de maneira tal que despertara alegria em Paulo.
Com o dizer, eleito no Senhor, Paulo nos deixa a impressão de que Rufo tinha algum cargo importante, provavelmente dentro da igreja.

Alexandre infelizmente, não seguiu assim.

"Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.
E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. "
1 Timóteo 1:19-20


"Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. "
2 Timóteo 4:14

Alexandre se desviara dos caminhos do Senhor, sendo blasfemo, de maneira tal, que o apóstolo o entregou a satanás.

Pra mim, fica uma leve semelhança com Abel e Caim.
Um seguiu firme ao Senhor, até o fim, enquanto que o outro se desviou, só que aqui, Alexandre, o "crentão desviado" não matou ao irmão como na história de outrora.

Outra coisa que chama a atenção, é o fato de Simão, um homem, provavelmente negro, oriundo da Líbia, que nem conhecia a Jesus, poder ter uma família toda envolvida na bíblia.

Deve ser uma honra para um homem, ter o nome eternizado no livro mais importante de toda a história.
Temos aqui citado, Simão, sua esposa, e seus dois filhos.

Deixo aqui, um hino muito interessante do cantor Gerson rufino que nos fala um pouco mais sobre essa rica história.

Que Deus abençoe a todos.


Produzido com a ajuda do amigo e pastor Marcos Benedito Caldeira.
facebook.com/marcos.b.caldeira

39 comentários:

A paz, mui digno Irmão.
Quero falar-lhe sobre o Alexandre, filho de Simão, Cireneu. Este Alexandre de Timóteo que o amado postou, não era o Alexandre filho de Simão. O Alexandre verdadeiro está em Atos 19:33 e 34. Judeu, defendia Paulo contra os adoradores de "Diana". Pois quando os Judeus o impeliram para a frente para fazer sua defesa, como de costume levantava a mão, mas por duas horas os adoradores de Diana não o deixaram se justificar. Convertido, com certeza queria falar de seu Pai e de Jesus o Nazareno como verdadeiro Deus. No 34 afirma claramente que ele era Judeu.
espero ter ajudado. Fiquem na paz.

PAZ DO SENHOR
FIQUEI COM DÚVIDAS. SE ESTE SIMÃO FOI APENAS PARA A PÁSCOA POR QUE ENTÃO VINHA DO CAMPO? (PESQUISE NO PORTUGUÊS DE PORTUGAL O QUE SIGNIFICA CAMPO, E O QUE QUER DIZER VIM DO CAMPO.) POIS ISSO PARECE-ME QUE O CIRINEU VINHA DO TRABALHO.
OUTRA COISA QUE FUI PESQUISAR, OS AFRICANOS DA LÍBIA SÃO BRANCOS E NÃO PODERIA ENTÃO ESTE CIRINEU SER NEGRO.
SE QUISER FALAR SOBRE O ASSUNTO OU OUTROS ASSUNTOS CONCERNENTES A PALAVRA DE DEUS. ESTE É O MEU FACEBOOK.
https://www.facebook.com/fortelutadora

Levi Alves realmente Simão Cirineu tinha dois filhos que eram Rufo e Alexandre Mc 15:21, observei a sua citação de At 19: 33 e 34 e lá não diz que não era filho do Cirineu. Isso não importa, mas por duas vezes Paulo fala acerca de um tal Alexandre que negou a fé e lhe deu muito trabalho, acredita-se que é o mesmo Alexandre, leia I Tm 1:20 e II Tm 4:14. Observei que Marcos em Rm 16:13, ao saudar Rufo e sua família não cita Alexandre, acredito que já se desviara do bom caminho. Amado caso tenha mais informação estou aberta a aprender.

Levi Alves realmente Simão Cirineu tinha dois filhos que eram Rufo e Alexandre Mc 15:21, observei a sua citação de At 19: 33 e 34 e lá não diz que não era filho do Cirineu. Isso não importa, mas por duas vezes Paulo fala acerca de um tal Alexandre que negou a fé e lhe deu muito trabalho, acredita-se que é o mesmo Alexandre, leia I Tm 1:20 e II Tm 4:14. Observei que Marcos em Rm 16:13, ao saudar Rufo e sua família não cita Alexandre, acredito que já se desviara do bom caminho. Amado caso tenha mais informação estou aberta a aprender.

Levi Alves realmente Simão Cirineu tinha dois filhos que eram Rufo e Alexandre Mc 15:21, observei a sua citação de At 19: 33 e 34 e lá não diz que não era filho do Cirineu. Isso não importa, mas por duas vezes Paulo fala acerca de um tal Alexandre que negou a fé e lhe deu muito trabalho, acredita-se que é o mesmo Alexandre, leia I Tm 1:20 e II Tm 4:14. Observei que Marcos em Rm 16:13, ao saudar Rufo e sua família não cita Alexandre, acredito que já se desviara do bom caminho. Amado caso tenha mais informação estou aberta a aprender.

Brigado pela informação amigo

afinal de contas simao era branco ou negro?

Olá a todos.
Na minha opinião, quando Simão chega em casa e super impactado pelos acontecimentos, e começa a narrar para sua família acerca daquEle Homem, o qual ele ajudou a carregar a cruz, creio que todos foram tomados pelo Espírito Santo a se renderam ao Majestoso Senhor. Então quando seus nomes são mencionados posteriormente a crucificação de Jesus, isso significa que o seu pai e esposo, Simão já estava ciente de quem era aquEle cuja a cruz ajudou a carregar.

Olá a todos.
Na minha opinião, quando Simão chega em casa e super impactado pelos acontecimentos, e começa a narrar para sua família acerca daquEle Homem, o qual ele ajudou a carregar a cruz, creio que todos foram tomados pelo Espírito Santo a se renderam ao Majestoso Senhor. Então quando seus nomes são mencionados posteriormente a crucificação de Jesus, isso significa que o seu pai e esposo, Simão já estava ciente de quem era aquEle cuja a cruz ajudou a carregar.

Olá a todos.
Na minha opinião, quando Simão chega em casa e super impactado pelos acontecimentos, e começa a narrar para sua família acerca daquEle Homem, o qual ele ajudou a carregar a cruz, creio que todos foram tomados pelo Espírito Santo a se renderam ao Majestoso Senhor. Então quando seus nomes são mencionados posteriormente a crucificação de Jesus, isso significa que o seu pai e esposo, Simão já estava ciente de quem era aquEle cuja a cruz ajudou a carregar.

Olá a todos.
Na minha opinião, quando Simão chega em casa e super impactado pelos acontecimentos, e começa a narrar para sua família acerca daquEle Homem, o qual ele ajudou a carregar a cruz, creio que todos foram tomados pelo Espírito Santo a se renderam ao Majestoso Senhor. Então quando seus nomes são mencionados posteriormente a crucificação de Jesus, isso significa que o seu pai e esposo, Simão já estava ciente de quem era aquEle cuja a cruz ajudou a carregar.

Paz, para falar que os Alexandres são os mesmos devem ter um histórico bem fundamentado na história e na bíblia, pois os nomes eram comuns

Os evangelhos são unânimes em afirmar que um certo Simão de Cirene ajudou Jesus a carregar a cruz, a caminho do Calvário (Mt 27.32; Mc 15.21; Lc 23. 26). Cirene fica no norte da África. Em Atos 13:1 ele reaparece como, Simeão Níger, Simão o negro, ele é um dos pastores da igreja, é o homem que impõe as mãos sobre Paulo para enviá-lo ao campo missionário. A Bíblia fala dos seus filhos e esposa como pessoas importantes na Igreja.

Bela abordagem e observação, mas se ambos Alexandres forem o mesmo, explicaria por que Paulo mandou saudar Rufo Eva mãe e não Alexandre... Aguardo ponderações...

Quero aprender sobre o caso muito interessantes

como o irmão colocou, Alexander e um nome comum mas Rufo entrou em evidencia,na caras aos romanos talvez por se destacar pela sua busca

tenho uma dúvida.. todos afirmam que Simão chega em casa e conta uma história sabendo que o homem que ele ajudou era o verdadeiro cordeiro de Deus. mais pra gente vizualizar isso hoje é fácil a história já está escrita.
sou pequeno diante d tantos homens grandes nos comentários acima. mais fico me perguntando, será q foi assim mesmo? "é mais a cara do ser humano" ele ir pra casa desolado achando que perdeu uma viajem e agora só daqui a um ano, vivendo por muito tempo se questionando por q perdeu aquele ritual não sabendo que teve um encontro com o próprio filho de Deus. por favor com toda humildade .. me ajudem

Na verdade em Simão se cumpre a profecia biblica que o sangue que estava na cruz era o sangue do cordeiro pascoal na qual o mesmo viera buscar redencao de seus pecados.

Sou José Júnior(Ba) Que certeza podemos ter de que o Alexandre latoeiro citado por Paulo é de fato o filho de Simão de Cirene, se ambos não me parece terem sido contemporâneos?

Isso é forte, quero aprender mais!

Simão(Simeão) pai de Alexandre e Rufus, que provavelmente (viera de uma comunidade judaica de Cirene) estava em Jerusalém por ocasião da Páscoa, vinha do campo, fala apenas do sentido de fora pra dentro da cidade e não necessariamente que fosse camponês...Quanto ao Alexandre (Atos 19:33e 34, que era judeu e que tomara partido da multidão justifica-se,pois, ele também era latoeiro (2TM 4:14)ou seja, ele ficou num impasse porque pertencia a mesma classe artesã, que se beneficiava da idolatria pagã a qual ele,como cristão, deveria combater, isto por si só explica a dor de cabeça causada a Paulo; se houvessem "Alexandres" certamente haveria distinção.Por essas razões aceito que seja o mesmo Alexandre.

A paz do senhor meus irmãos o nome Simão Cirineu são duas palavras pronunciadas no qual nos mostra uma coisa. Primeiro é o seu nome Simão Simão é nome de crente é o nome ao quadrado para todos aqueles ao qual é judeu sirene é o nome dado pela cidade então sirene nós temos em vista que é a cidade da onde é oriundo. Mas com tudo isso para que possamos entender a história de Simão Cirineu nós devemos voltar no antigo testamento aonde a Bíblia nos fala a respeito de uma mulher ao qual era uma rainha de uma cidade ela tinha um reino e todas as conhece como bate-seba ou Beth sabbath ela faz uma visita na época o rei Salomão aonde ela teve um contato diretamente com Salomão então nos vemos a ilusão Simão venha ser o nome dado a ilusão de Salomão, aonde segundo historiadores vida em quê desde Simão Cirineu da cidade Cirene aonde hoje a cidade é um país chamado de Etiópia exatamente aonde era a rainha. E quando é mencionado nos quatro sinóticos e no livro de romanos nos mostra diretamente quem era Simão Cirineu e vemos também que é citado através de seus filhos mas o filho é o qual é o mais predestinado e mencionado na Bíblia é Rufo o que Russo ele era o mais velho e ele tinha sido separado para poder estudar e se tornar o sacerdote da da sua linhagem familiar. E quando Simão retorna para sua casa e quanto feito para ele ele automaticamente pega as santas escrituras e vai estudar e fala para o seu pai o que tinha acontecido com ele aleluia aí que tá o mistério sobre Simão Cirineu porque o homem tinha rejeitado ele pela sua estipe da sua família mas Jesus o tinha o aprovado como obreiro aprovado aleluia uma passagem muito linda. Espero ter colaborado um pouco com estudo do meus irmãos estou aqui para poder observar e acrescentar algo a mais fique na paz uma boa tarde boa noite bom dia

Que livro devo estudar pra ter mais conhecimento do novo testamento...de história como essa ??

O fato de falar q ele veio do campo. Diz que ele veio não do seu trabalho, mais sim o caminho q ele fazia até chegar , passava pelo compô.

Sou Pastor Geremias,MG. Que maravilha, estudando a palavra, percebi que em II crônicas 9, a rainha de Sabá encontra com Shelomon, ela fica maravilhada, entrane extasi. Em tudo que Shelomon fez, nas obras do Senhor, podemos ve-lo na tipologia do Espírito Santo, quando revela ao homem os MINSTERIOS ETERNOS. No que tange ao contato humano, Shelomon manteve contato com Sabá, e está levou para o seu reino os ensinamentos do Eterno, bem como uma semente, que fora gerado. Assim, Simão Cirineu,tinha adquirido os ensinos de seus antepassados, acostumado a participar dos GADOL KORBAM, maior sacrifício. Estava vindo do campo, sentido ao templo. A distância era grande, para entrar no templo a túnica não podia estar suja, creio que a tenha trago de forma cuidadosa para que não sujasse. Na porta do templo, ficavam dois averiguando as roupas, se tivesse sujas, não entrava. Quando ele chega, próximo ao templo, ele fica surpreso com a multidão, que vinha sentido contrário, carregando um homem, esbofetiando, xingando. Então esse homem, para próximo a ele. Os soldados mandam que ajudasse aquele condenado, ao pegar a cruz, aquele homem, que fôra atrás de uma gota de sangue de um animal, agora se encontra diante do MAIOR PERDOADOR. Costumes judaico afirmam, que se o homem recebesse um aperto de mão, de um mestre na sinagoga, só serviria para construir família e trabalhar. Porém, se tocassem nos ombros, seria o sinal de aceitação como mestre, daí Atos 13:1. Alexandre e Rufo, os dois filhos, embora a forma de descrição do hebraico fala sempre do mais velho para o mais moço, vejo, que Rufo era entendido nas escrituras. Quando o pai, narra o fato, tendo ele entendimento, correu as escrituras, no profeta Isaías 53, descrevendo o sofrimento do Messias. Quanto a Alexandre, acredito que tenha realmente desviado do Evangelho, se fosse contrário Paulo o teria citado como servo.
Amém!! Fiquei feliz com os comentários. Deus abençoe os meus irmãos. A paz do Senhor Jesus Cristo a todos.

A questão da salvação de Alexandre, filho de Simão, o Cirineu, é uma incógnita que só saberemos no céu. O fato de não ser mencionado por Paulo, não significa que ele não era servo de Deus. Se fosse assim e os apóstolos de Jesus, como Tomé, Bartolomeu, André, Tiago filho de Alfeu, Simão o zelote, que depois da ascensão de Jesus também não foram mais mencionados.

Complementando o comentário acima. Veja que André era irmão de Pedro e foi ele que apresentou Pedro a Jesus. Pedro se tornou um apóstolo mais mencionado na Bíblia do que André, mas isso não significa que ele trabalhou menos do que Pedro. Pedro permaneceu no centro dos acontecimentos, em Jerusalém. E André provavelmente foi para um local fora do foco e assim pode ter feito um grande trabalho, mas só que para os registros bíblicos o movimento de Pedro foi suficiente para a História da Igreja do Senhor Jesus Cristo.

Irmãos Alexandre era ou não o mesmo que ajuda Paulo no fato a idolatria a Diana o irmão de Rufo era o mesmo

Provavelmente em Atos 19: 33 ele ainda não havia se afastado da fé. Deus abençoe

Q importância tem tudo isso?
Se foi, Não foi!
Se era negro, ou não.
Deut 29--29 as coisas reveladas nos pertencem, as encobertas pertencem a DEUS
.🙏

Naquele época existia várias Marias, Simão, Alexandre, Pedro, então a bíblia não nos específica se esse Alexandre era o filho de Simão ou não, mas ela deixa bem claro que Simão tinha dois filhos Hugo e Alexandre...

Simão não sábia que aquele era o salvador, porém qndo chegou em casa todo esnsanguentado e falou para seus filho Hufo que era conhecedor palavra e que também havia estudado em uma escola rabinica em Israel expor isso era conhecido de Paulo.. então Hufo lembrou que era mês da páscoa e que nesse mês e que o Cordeiro tinha que ser crucificado, então ele falou pra seu pai que aquela Cruz era de Yeshua, então eles se encheram do espírito.. alguns históriadores dizem que foi essa família que levou o evangelho pra África.

Que dificuldade em aceitar que esse homem negro ajudou ao nosso amado salvador Jesus Cristo,ora ,ele era de Cirene,portanto era negro!Deus é maravilhoso e é perito em transformar improváveis em filhos!

É muito importante esse detalhe sobre a origem de Simão, o cirineu,porque ele repres3nta milhares,de homens e mulheres negros que são discriminados w até descarecterizados,é o caso de Cleópatra,uma rainha egípcia, que e interpretado,desenhada como uma mulher branquissima,sendo que ela não era,e só olhar os egípcios,e o continente que sai provenientes!

Estou estudando essas passagens e achei muito interessante, pois imaginem se fosse nos dias de hoje? Ser filho de um pobre desconhecido que é chamado para carregar a cruz junto com Jesus e ser purificado pelo verdadeiro sangue derramado por todos nós, brancos, mulatos, gringos, pretos, pobres, ricos ?

Graça e paz a todos! Estou aqui lendo e são muitas opiniões a respeito desse assunto mas, se não estou enganada, Paulo se converteu muito depois que Jesus havia sido crucificado... Alguém poderia me esclarecer a dúvida?! Obrigada e bom dia!

Postar um comentário

Dê sua opnião sempre com respeito